28 janeiro, 2015

Você conhece a Terapia Cognitiva? Entenda um pouco mais.

Dentro da Psicologia existem várias vertentes, ou seja, teorias, autores, abordagens diferentes.

A terapia cognitiva é uma abordagem da Psicologia que tem como base um modelo cognitivo, que sugere que o indivíduo age de acordo com o que ele percebe dos eventos e situações diárias.

Isto não significa que os eventos e situações em si determinam as emoções e sensações. O que determina é o modo em que este indivíduo percebe ou interpreta cada situação do dia-a-dia.

É isso mesmo, a forma com que enxergamos o mundo, ou aquilo que acreditamos em relação aos eventos.

Por Jacqueline Sanchez
Por esta razão, em determinados momentos uma pessoa pode estar passando por alguma situação específica e o que ela está enxergando pode ser totalmente diferente do modo que outra pessoa enxerga a mesma situação.

Essa variação existe e é necessária, pois nos torna seres singulares e únicos. Cada indivíduo possui crenças, níveis diferentes de percepção e pensamentos diferentes uns dos outros.

Durante crises de ansiedade, pânico, depressão, por exemplo, isso é visto com mais clareza.

Um exemplo: um indivíduo sofre de depressão, por mais que ele descreva todo seu sofrimento, sua tristeza profunda, sua falta de ânimo e vontade, a angústia frente às situações do dia-a-dia, dificilmente aquele que nunca teve depressão conseguirá entender, enxergar, interpretar da mesma forma.

E nessa hora o quadro daquele indivíduo acometido pela depressão pode até piorar sabia?

Vou explicar:

Ele está tomado por pensamentos negativos e não adianta alguém de fora tentar ajudar com frases “clichês” do tipo: “Levanta dessa cama!”, “Fique feliz!”, “Sorria!”, “Pare de reclamar!”, “Isso é drama!”, “Você está exagerando!”, etc.
Frases como estas, muitas vezes são ditas por familiares e amigos que não entendem a fundo o que está acontecendo mas estão tentando ajudar.
Contudo, dependendo do grau de evolução da doença, o que a pessoa pode interpretar pode ser totalmente prejudicial a si mesma.

Afinal...

Quem é que escolheria estar depressivo, numa cama, sentindo uma tristeza profunda, deixando, muitas vezes, de cuidar de si mesmo(a) ?

Acredito que ninguém, principalmente aquele que está passando por este problema.

É neste ponto que entra a Psicologia Cognitiva, onde o terapeuta busca trabalhar esta singularidade do indivíduo, a forma que ele pensa, enxerga, interpreta o mundo e suas crenças pessoais sem julgamentos, com profissionalismo e técnicas específicas.

E a dica que fica é:
Cuide da sua saúde mental, entenda a si mesmo, faça terapia!



Texto: Psicóloga Jacqueline Sanchez - Essência Humana em Foco


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui