24 fevereiro, 2015

Fuga

Quantas vezes você já ouviu essa palavra?
Ou melhor, quantas vezes você já sentiu uma vontade enorme de FUGIR de tudo e todos?

Pois bem, fugir pode trazer um alívio momentâneo, uma tranqüilidade emocional breve, é um modo de não pensar no problema em si.

Mas eu te pergunto sobre as conseqüências da sua fuga, será que esse é o modo correto de lidar com as situações e problemas cotidianos?

FUGIR resolveria tudo? Se sim, de que forma?

A fuga é perigosa, ela te ilude, te engana, faz você adiar soluções, faz com que você BOICOTE a si mesmo. Contudo, apesar de trazer certo alívio, a situação-problema não foi solucionada. É como tentar tapar o sol com a peneira. O problema será mantido.

A fuga traz um incômodo horrível e faz você acreditar numa falsa realidade, numa fantasia. Além de fazer você se sentir um "prisioneiro" de si mesmo.

Não se iluda mais com a FUGA
Aprenda a lidar com seus medos, seus conflitos internos, situações desagradáveis.
Você pode abrir sua mente, enxergando novos horizontes além daquilo que está debaixo do seu nariz.
Basta dar a chance de evoluir, de deixar velhas crenças de lado.
  
Separei um trecho de um livro chamado Terapia Cognitivo-Comportamental para Leigos do autor Rob Wilson e Rhena Branch, 2011:

"Aqui estão mais alguns exemplos sobre o que queremos dizer com soluções que mantêm o problema:

Evitar situações que lhe causam medo e que provocam ansiedade.
Evitar tende mais a minar sua confiança do que fortalecê-la. Você continua com medo das situações que evita, assim você não dá uma chance a si mesmo de confrontar e superar seus medos.

Ingerir bebidas alcoólicas ou usar drogas para bloquear seus sentimentos desconfortáveis.
Com frequência, esses sentimentos ruins persistem a longo prazo, e você acaba somando mais um problema derivado do efeito do álcool ou das drogas (ressaca, depressão). Além disso, você corre o risco de criar um novo problema – dependência química.

Ocultar aspectos sobre você mesmo que causam vergonha.
Esconder coisas sobre você mesmo – como imperfeições físicas, experiências da sua infância, erros do passado, ou problemas psicológicos atuais – podem fazer com que você se sinta cronicamente inseguro com a ideia de que alguém possa “descobrir”. Esconder aspectos vergonhosos das suas experiências também irá negar a você a oportunidade de descobrir se as outras pessoas têm experiências semelhantes, e que elas não vão pensar mal de você caso resolva revelar seus segredos.

Adiar lidar com seus problemas ou tarefas até que você se sinta com vontade para isso.
Se você esperar pelo “tempo certo” para agir, até você “ter vontade” ou quando você se sentir inspirado o bastante, pode acabar esperando por muito tempo. Adiar tarefas essenciais pode salvá-lo de certo desconforto a curto prazo, mas tarefas pendentes tendem a pesar muito na sua consciência."


E antes que me pergunte se tem jeito de mudar isso, a resposta é SIM, só depende do seu esforço, da sua vontade, da sua coragem de sair da zona de conforto “ilusória” e buscar ajuda profissional.

Imagem da internet alterada por Jacqueline Sanchez

Liberte-se! Faça Terapia!



Por: Psicóloga Jacqueline Sanchez – Essência Humanaem Foco


Um comentário:

  1. Parabéns pelo blog! Concertaza vai ajudar muitas pessoas a refletir e a enfrentar seus medos com segurança de si.

    ResponderExcluir

Comente aqui