29 dezembro, 2015

Tenho algo a dizer...

Quero dizer que nestes últimos tempos tenho muito a agradecer.

Agradecer imensamente a Deus pelas oportunidades, pela coragem, força, fé. 
Agradecer pela minha vida em si e pelas vidas que cruzam meu caminho. (Tanto às de boa, quanto às de má fé, pois estas me ensinam a ser cada vez mais forte).

Posso afirmar que tenho o privilégio em entrar em contato com tantas vidas, acompanhando e me dedicando a cada uma delas, em seus momentos de dificuldade, bem como nos momentos de vitória, conquistas e alegria. A cada dia, percebo o quão gratificante é esta profissão. 

Saliento que nós psicólogos, passamos por dias difíceis também, mas mesmo assim tentamos buscar forças. (Forças que às vezes nem sei de onde vem!). Tentamos sempre nos manter firmes para dar ao outro o melhor de nós.
E também fazemos terapia, sabia? (rs rs...)

Somos seres humanos como qualquer outro, porém como dizem por aí: “Quando estamos ali, atendendo um ser humano, guardamos nossos problemas no bolso e nos voltamos totalmente ao outro, tentando ser/dar o melhor que pudermos.”
É nisso que me apoio, é nisso que acredito!

Sou grata a esta profissão, mesmo não podendo exteriorizar sentimentos e emoções em certos casos, porém a verdade é que  torço, vibro e acredito nos meus pacientes e no NOSSO trabalho. 

Nosso trabalho, pois estabelecemos um vínculo terapêutico em que um depende do outro para um bom resultado e evolução do processo.

Além disso, posso dizer que estou sempre aprendendo com o outro, pois acima de tudo, somos seres humanos, como já havia dito anteriormente.

Bem, os motivos pelos quais somos procurados são inúmeros e mais gratificante é saber, sentir, perceber, que o nosso trabalho está dando certo.

O que o paciente mais anseia é ser notado, visto, ouvido de verdade, sem julgamentos, sem que “apontem o dedo” para ele, sem barreiras e condenações. 

Ele quer ser compreendido, tentar organizar o que está bagunçado, buscar alternativas e caminhos que muitas vezes estão fora de cogitação naquele momento difícil e aprender a usar as ferramentas necessárias para lidar com suas angústias. questões e incômodos do cotidiano, de maneira que a vida se torne mais leve. (Ah! Leveza...)


E por essas e outras que o sentimento que fica é a gratidão!
Eterna gratidão por cada paciente que passou, passa e passará pela minha vida!
Torço por cada um deles e desejo paz na alma e leveza no coração!

Imagem da Internet


GRATIDÃO!


Por: Psicóloga Jacqueline Sanchez - Essência Humana em Foco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui